Visitantes

Sobre o Blog

Esse Blog tem como missão levar informações, textos, expor trabalhos realizados por alunos de farmácia, noticias do universo farmacêutico e entrevistas com profissionais da área, para que todos os estudantes e amantes dessa grande ciência dos medicamentos possam ter oportunidade de adquirir conhecimento sobre os mais diversos aspectos relativos as várias disciplinas e correntes que compõem a formação desse grande profissional.

Formas Farmacêuticas - Cápsulas

Vamos começar nosso Blog já com a Forma Farmacêutica com a qual as farmácias de manipulação mais trabalham:




As cápsulas são, por definição (USP - 23; Ph Eur-3rd), formas farmacêuticas sólidas, que podem ter consistência dura ou mole. são receptáculos obtidos por moldagem, e por isso são encontradas de diversos tamanhos, utilizadas para ingestão de doses pré-estabelecidas. Seus invólucors são normalmente feitos de gelatina, no entanto podem ser constituídos de amido (chamados de hóstias) ou outras substâncias que sejam adequadas ao uso oral e ao tipo de fármaco e excipientes que serão acondicionados em seu interior ( FERREIRA, 2002).

As cápsulas gelatinosas (origem protéica) são mais facilmente solúveis nos flúidos biológicos a temperatura ambiente. Essas são obtidas através da hidrólise do colágeno e esse por sua vez é retirado dos dos ossos e da pele de animais, onde encontrá-se em grande abundância.

As cápsulas de gelatina podem ser de consistência mole ou dura. As de consistência dura (púlvulas) são fabricadas incluindo maiores quantidades de glicerina, sorbitol e polietilenoglicol. As cápsulas moles ( conhecidas como softgel), tem consistência elástica e podem, ao contrário das cápsulas duras, acondicionar óleos, suspensões e emulsões (AULTON, 2005).

Ambos os tipos de cápsulas contêm gelatina, água, corantes e outros materiais, incluindo adjuvantes de processamento. Mas lembrem-se, independente da consistência da cápsula usada ela deve conter conservantes, pois sua natureza é protéica e portanto passível de degradação.

As cápsulas duras também têm sido fabricadas utilizando-se hidroxipropilmetilcelulose, com o objetivo de produzir um invólucro com baixo conteúdo de umidade.

Existem cápsulas do tipo translucidas (tenho corantes incorporados- que são solúveis em água e só colorem a formulação) e cápsulas do tipo opacas (tenho pigmentos incorporados – que são insolúveis em água e portanto NÃO SÃO ABSORVIDOS QUANDO INGERIDOS).

Portanto, percebemos que a opção, normalmente, mais adequada é a utilização da cápsula do tipo opaca, assim evitaríamos a incorporação de corantes na formulação que podem levar a alergias, a partir do momento que são absorvidos pelo nosso organismo.

As cápsulas duras têm forma cilíndrica, arredondada nos extremos e são formadas por duas partes abertas numa extremidade, com diâmetros ligeiramente diferentes, devendo os seus extremos abertos encaixarem um ao outro (FERREIRA, 2002).

A porção mais longa é chamada de corpo e a porção curta e mais lárga é chamada de tampa. O corpo é a parte que receberá o fármaco mais os excipientes da formulação. E seus tamanhos varíam de acordo com a quantidade de fármaco que desejamos encapsular.

Os tamanhos das cápsulas são indicados por algarismos que a medida em que crescem, indicam uma menor capacidade de armazenamento de substâncias em seu interior. Abaixo se encontra disponível a tabela de tamanho de cápsulas disponíveis no mercado:

Figura 1: Tamanhos disponíveis de cápsulas para uso oral em humanos
Fonte: Floraline, 2009.


A capacidade das cápsulas em mg depende da densidade da minha mistura. O volume que ela suporta já é padrão. Portanto, quanto mais densa é uma mistura, mais em mg caberá na cápsula (veja mais posteriormente em cálculo de cápsulas).


Os Excipientes

Junto dessas cápsulas nós temos diferentes tipos de excipientes. Eles estão lá para permitir o encapsulamento do pó, eles que darão o volume a formulação e determinarão também o fluxo, ou seja, a facilidade ou não de escoamento do fármaco a partir do momento em que esses excipientes estarão em maior proporção na forma farmacêutica.

Exemplos de Excipientes: Diluentes, lubrificantes, Agentes desintegrantes, outros que não causem deterioração do invólucro.

Exemplos de diluentes: Amido, Celulose, Lactose, carbonato de cálcio e outros.

Exemplo de deslisante: dióxido de silício coloidal.


Após estudarmos essas informações e diante dos conhecimentos prévios sobre o assunto podemos ver como:

VANTAGENS:

- Fácil deglutição da forma;

- Consegue mascarar sabor e ordor de forma mais eficaz que formas líquidas, por exemplo;

- Possuem rápida desintegração;

- A possibilidade de se manter a cor e o tamanho das capsulas também é uma grande ajuda pois, os pacientes se identificam com essas propriedades;

- Podemos associar mais de um fármaco numa mesma cápsula. Essa associação é uma grande vantagem do medicamento manipulado;

- Permite a utilização de grânulos na formulação;

- Invólucros opacos protegem o fármaco da luz, essa é outra grande vantagem dessa forma farmacêutica.


DESVANTAGENS:

- Possuem um maior custo de produção em relação a outras formas farmacêuticas;

- É complicado conseguirmos uma mesma quantidade de peso para todas as cápsulas;

- Possui dificuldade de armazenamento já que a cápsula é sensível ao calor e principalemnte a umidade;

- Possui limitada aplicação;

- Possui limitações na composição, pois existem compostos que reajem com a gelatina do invólocru;

- A cápsula é sempre maior que o seu comprimido correspondente, essa é uma das grandes desvantagens.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANSEL, H.C.; POPOVICH, N.G.; ALLEN, L.V. Farmacotécnica: Formas Farmacêuticas & Sistemas de Liberação de Fármacos. São Paulo: Editorial Premier, 2000.

AULTON, M.E. Delineamento de formas farmacêuticas. Editora: Artmed. Edição: 2a. 2005.

FERREIRA, A. O. Guia Prático da Farmácia Magistral. 2.ed. Juiz de Fora: Pharmabooks, 2002.

FLORALINE. Informações sobre cápsulas. Disponível em: . Acesso em: 13 de outubro de 2009.

8 comentários:

Andre disse...

bom dia, por acaso voce tem sobre processo de fabricação de xaropes etc, e que preciso de forma generica para um trabalhod e faculdade de engenharia. desde a eloboração da forma quimica ha embalagem, meu email andremoreli@hotmail.com

Unknown disse...

Parabéns pelas informações! Muit útes e claras.

Clara Nunes disse...

Muito interessante seu blog. Faço curso técnico em farmácia e suas informações estão sendo muito úteis em meu trabalho (estou dando os devidos créditos).

Unknown disse...

O que há nas cápsulas transparentes da Roval que causa tanta náusea e vômitos em algumas pessoas? EU sempre fico enauseada com as cápsulas da Roval

Unknown disse...

Eu preciso de uma informação correta sobre cápsulas feitas com gelatinas de bovinos não compro fabricado de suino.placidolsarmento@gmail.com

Unknown disse...

Sou fabricante de produtos naturais, portanto preciso de cápsulas de melhor qualidade.O meu telefone é (38) 997390553 vivo rural e outro do meio urbano:(38)999349114 vivo urbano.

Unknown disse...

Também gostaria de saber sobre xaropes. Se tiver algo pode enviar pro meu email tayse1rocha@gmail.com

Doris disse...

Gostaria saber o processo inteiro da gelatina em cápsulas

Postar um comentário